Por que um balão faz barulho quando estoura?


Por que um balão ou qualquer outro recipiente, faz barulho quando estoura? 
Na verdade ele não faz barulho nenhum, é o nosso tímpano que reage gerando esse ruído, um fenômeno natural.
Todo recipiente como um balão, um pote com tampa, um saquinho plástico ou um pneu, que são capazes de suportar uma pressão interna maior que a externa, ao serem rompidos abruptamente, geram um ruído de explosão. 
E esse ruído não é gerado quando ele é aberto suavemente.
Como sabemos, o som nada mais é do que um deslocamento de ar, podemos perceber quando falamos, pois liberamos uma quantidade de ar pela boca. 
Da mesma forma podemos perceber em um alto falante, colocando um copo plástico na sua frente quando ele está em funcionamento, iremos perceber que o copo, vazio é claro, irá se movimentar.
Mas porque a explosão do balão? 
Quanto mais abrupto essa liberação do ar preso na seu interior, maior será a onda de ar que irá se dirigir ao nosso tímpano, que é muito sensível. Uma vez o tímpano sendo atingido, irá gerar o ruído da explosão.
Leia mais...

Como funciona o motor de um foguete?


Afinal de contas, como o motor de um foguete funciona, se o espaço não tem ar?
Os aviões, ao contrário de um foguete, utilizam o ar ao seu redor para poder se locomover, tanto nos aviões com hélice aos aviões com turbinas. Eles simplesmente aproveitam o ar que passa pelas suas hélices ou turbinas, jogando-o para trás, ocasionando um movimento à frente.
Um foguete espacial também utiliza o fenômeno da ação e reação, mas de uma forma um pouco diferente.
Imagine uma arma de fogo, quando você dá um tiro, sente na sua mão ou no seu ombro, dependendo da arma, o soco que ela dá. A ação do projétil sendo impulsionado gera uma reação da arma que é sentida pela atirador. Essa reação é diretamente proporcional a diferença de massa entre os dois objetos, a arma e o projétil. Se o projétil tivesse a mesma massa da arma, a força gerada no tiro seria a mesma do soco da  arma.
Esse fenômeno também acontece no vácuo e da mesma forma com o motor de um foguete, em maior proporção. O combustível é queimado no interior do motor e expelido para fora em alta velocidade, gerando uma ação contrária, movendo o foguete na outra direção.
Normalmente um foguete utiliza combustíveis sólidos, mas que na sua queima onde ele é transformado em gás, sua massa não muda, somente a sua forma que era sólida.
Leia mais...