Como funciona o sensor de chuva do limpador de pára-brisa?

Atualmente muitos carros ditos não populares, ou seja, de linhas mais sofisticadas, possuem limpadores de pára-brisa inteligentes, com sensor de chuva. 
O sistema, que pode ser encontrado em diversos veículos da General Motors americana, incluindo todos os modelos da marca Cadillac, pode ser ativado manualmente ou desligado. Vários carros fabricados no Brasil também já trazem sensor de chuva.
Quando o pára-brisa é molhado, automaticamente o limpador é acionado, não precisando da intervenção do motorista na alavanca ao lado do volante.
O sistema funciona com a utilização do fenômeno físico da refração total. No canto do pára-brisa perto do espelho retrovisor, é fixado o sensor de chuva. Esse sensor de chuva emite uma luz infravermelha em um ângulo de 45 graus em relação ao vidro, ocasionando a refração total, em que é medida a quantidade de luz recebida pelo sensor de chuva. Quando existem gotas no vidro, essa refração é prejudicada, desviando o raio de luz para outras direções, diminuindo a incidência sobre o sensor de chuva, que aciona o sistema do limpador de pára-brisa.
Esse sistema, sensor de chuva e limpador de pára-brisa é inteligente, pois além de ser acionado os limpadores, a sua velocidade também é regulada através de um software, conforme a quantidade de água acumulada sobre o vidro, a fim de deixar sempre uma visão nítida para o motorista.
Leia mais...