Carros de Fórmula 1 correm risco de pegar fogo durante o abastecimento nas corridas pois com a alta velocidade, o atrito do carro com o ar arranca cargas elétricas negativas (elétrons) dos átomos que estão na superfície do metal. O veículo fica então, com cargas elétricas positivas (prótons) sobrando, que podem se transformar em faísca a qualquer momento.
Se isso acontecer durante o abastecimento, a faísca fará com que o combustível incendeie. Mas existem meios para evitar esse perigo.
Antes de começar a corrida são instaladas no chão do box pequenas chapas flexíveis de cobre, metal condutor de eletricidade. Elas fornecem cargas negativas a lataria. Quando o carro passa, as placas esbarram no chassi e recebem cargas negativas do solo, que tem esse tipo de cargas sobrando.
Na verdade as placas funcionam como um fio terra. Livre das cargas excedentes, o carro pode ser abastecido com segurança.
Hoje, a maioria das equipes usa esse sistema.
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