Quais produtos são usados para fazer fumaça em shows?

São usados três tipos de produtos nos gases colocados nas máquinas de fumaça de shows e danceterias. O mais comum é o gelo seco, que nada mais é que gás carbônico congelado a - 78,5o C.
Outro método, freqüente no teatro, é a mistura de água e glicerina. Esquentada, ela condensa. O único inconveniente é que a fumaça, quando depositada em algum lugar, fica grudenta. 
O terceiro tipo é o mais perigoso. O material empregado é o cloreto de amônia, que, quando esquentado, vira vapor. Ao entrar em contato com o ar, se transforma em partículas que ficam em suspensão. Esse pozinho irrita os olhos e o sistema respiratório.
Leia mais...

O que a gravidade tem a ver com a fixação do cálcio no nosso organismo?


Os astronautas perdem cálcio dos ossos quando ficam muito tempo no espaço por causa da ausência de gravidade. 
No início das viagens espaciais, os cientistas acreditavam que os ossos se deterioravam pela falta de movimentos e recomendavam exercícios físicos. Mas ficou provado que a causa é outra. Os exercícios não servem para nada.
Na Terra, ao atuar sobre os seres vivos, a gravidade gera cargas elétricas. Essas cargas estimulam as células formadoras de ossos, chamadas osteoblastos, que permitem a fixação de cálcio.
Quando não há gravidade, os osteoblastos não trabalham direito e o cálcio, que deveria ficar nos ossos, vai para o sangue e é filtrado pelo rim. Uma parte pode ficar no próprio órgão, formando cálculos renais.
A perda de cálcio é mais intensa entre três ou quatro semanas de vôo livre. Após o retorno à Terra, há recuperação gradual do cálcio.
Leia mais...

Por que os fios telefônicos parecem mais compridos no verão?


Você já observou que tanto os fios telefônicos como os da rede elétrica parecem mais compridos, afrouxados, no verão, quando a temperatura é alta? E no inverno ou em dias muito frios, eles parecem ficar mais esticados? Se nunca prestou atenção, comece a observar.
Mas, por que isso acontece?
Na verdade, é a temperatura excessivamente alta ou baixa que causa isso.
A diferença é que os fios, de uma forma geral, feitos de metal, dilatam-se quando aquecidos. E, portanto quando a temperatura é alta eles parecem mais compridos. O contrário acontece quando a temperatura é extremamente baixa.
Leia mais...