A distância entre o Sol e a Terra é de aproximadamente 150 milhões de quilometros, mas mesmo assim a sua energia aquece o nosso planeta. Como isso é possível?
A energia do Sol, que aquece nosso planeta, viaja através do espaço interplanetário. Essa transmissão de energia não é feita nem por convecção nem por condução, porque não há matéria entre o Sol e a Terra. A energia chega até nós através de um tipo de radiação, que se propaga na matéria e também no vácuo. Essa forma de transmissão de energia é denominada de irradiação.
Quando aproximamos a mão de um objeto quente, como uma lâmpada de filamento, um aquecedor elétrico, uma fogueira, etc, sentimos a transferência de energia por irradiação.
Superfície do Sol |
Isso acontece com todos os objetos com temperatura superior ao meio ambiente, mesmo que esteja ocorrendo condução ou convecção. Na realidade, esses processos ocorrem conjuntamente, em geral com a predominância de um sobre os outros. Se a temperatura do objeto é muito alta, a transferência de energia é muito maior pelo processos de irradiação. E a temperatura na superfície do Sol é de aproximadamente 15.000.000° C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário