Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como evitar que o copo se quebre ao colocarmos água quente dentro dele?

Quando colocamos água ou um líquido quente qualquer, num copo, suas paredes não se aquecem de modo uniforme imediatamente. A princípio se aquecem as camadas internas; as outras ainda permanecem frias. 
As camadas internas aquecidas dilatam-se imediatamente. Mas, como as camadas exteriores não se dilatam, sofrem uma forte pressão a partir de dentro. Elas estalam e o copo trinca ou se quebra.
Não pense que você poderá evitar esse acontecimento usando copos de paredes mais grossas. Estes, ao contrário, quebram-se com mais facilidade do que copos com paredes finas. Isso se deve ao fato de que as paredes finas se aquecem mais rapidamente e sua temperatura e dilatação também contrabalançam mais depressa. Um copo de paredes grossas, por outro lado, aquece-se mais lentamente.
Uma coisa você não deve esquecer, com qualquer objeto de vidro de paredes finas, certifique-se de que o fundo do objeto também é fino, porque é o fundo que se aquece em primeiro lugar. Um copo de fundo grosso quebrará, por mais finas que sejam suas paredes. O mesmo acontece com xícaras e copos com o fundo cercado por uma borda mais grossa.
Quanto mais finas forem as paredes de um recipiente de vidro, tanto mais resistente ele será ao calor. Os químicos usam vasos de vidro de paredes muito finas nos quais fervem água diretamente sobre o fogo de aquecedores.
Então, o que fazer? É só colocar uma colher dentro do copo. A medida que você vai colocando água quente, ela perde parte do seu calor através da colher de metal que é, ao contrário do vidro, um bom condutor de calor. Sua temperatura cai e ela se torna quase inofensiva, porque agora está apenas um pouco aquecida. Enquanto isso o copo é aquecido e a água quente já não pode quebrá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário