Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

É possível anular a atração gravitacional que a Terra exerce sobre os corpos?

Não se pode “desligar” a gravidade. Cintos antigravitacionais só existem nas histórias em quadrinhos. 
A NASA e outras agências aeroespaciais utilizam um artifício que permite simular a ausência de gravidade: a queda livre. 
Imagine-se dentro de um elevador, carregando alguns livros na mão. Quando o elevador chega ao último andar, alguém corta os cabos e ele despenca. De repente, a sensação será de ausência de peso, os pés perderão o contato com o chão e os livros flutuarão no ar. Como o elevador está fechado, você não notará que caiu, mas pensará que flutua. 
É a queda livre, durante a qual a sensação é de ausência de gravidade. Nos experimentos das agências espaciais, um avião a jato sobe até determinada altitude e é posto em queda livre durante certo tempo. Na acolchoada cabine de passageiros, os futuros astronautas experimentam a simulação de ausência de gravidade.
O Turbo Drop, uma das atrações radicais do Playcenter, é uma torre de 60 metros de estrutura de metal, onde quatro suportes de metal com 3 assentos cada, levam os visitantes ao topo em 17 segundos, ficando parado no alto durante 5 segundos e depois, despencando em apenas 2 segundos. A queda chega a ser 2 vezes maior do que a aceleração da gravidade, atingindo 80km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário