Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por que sentimos calor quando a temperatura ambiente é de 36oC se a temperatura normal do corpo humano varia entre 36oC e 37oC?

O corpo humano, quando realiza atividades normais como andar ou escrever, e até mesmo suas funções orgânicas, produz e libera calor. Se a temperatura exterior for maior ou igual à do corpo, este terá dificuldade em fazer trocas com o ambiente e acumula calor. Para que isso não aconteça, o organismo possui mecanismos com os quais se protege tanto do frio como do aquecimento excessivo.
O sistema nervoso precisa ser avisado de como está a temperatura exterior para se defender. Por isso a pele possui dois tipos de receptores de temperatura: um com sensibilidade maior entre 23o C e 28o C e outro que varia de 38o C a 43o C.
São esses receptores que avisam o sistema nervoso quando a temperatura ultrapassa ou fica abaixo do ideal de um organismo, fazendo com que a pessoa sinta frio ou calor. Dessa maneira, os reflexos que controlam os níveis internos do organismo são ativados. Enquanto a dilatação dos vasos sangüíneos e o suor eliminam calor, o tremor e o eriçamento dos pêlos evitam que ele saia do organismo.
É por esse motivo que sentimos um calor insuportável quando a temperatura externa atinge mais de 36o C, ainda que a média normal do nosso corpo esteja entre 36o C e 37o C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário