Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quais são os efeitos no organismo humano, de um salto no bungee-jump?

Os principais efeitos causados no organismo de uma pessoa que salta de bungee-jump são resultado do medo, por mais corajoso que seja o saltador. Em condições de estresse, o organismo libera hormônios chamados catecolaminas. A adrenalina é um deles. Com isso, o coração acelera e fica momentaneamente sobrecarregado. Esse efeito pode começar ainda antes do salto. Por isso, quem tem qualquer problema de coração não deve nem pensar em pular. 
A altura média dos bungee-jumps é de 40 m. O aventureiro desce por cerca de 11,5 m em queda livre. O período que se fica sem gravidade é curto e não chega a causar efeitos permanentes. Mas o frio na barriga é inevitável. Isso acontece porque as vísceras (intestinos), por inércia, não se adaptam imediatamente à queda, provocando uma náusea instantânea.
Depois de 10 s de queda, o elástico freia o saltador. O tranco que ele leva eqüivale a uma trombada de 275 kg a 53 km/h. Parece muito, mas não é. É comparável ao nadador que pula de um trampolim de cerca de 10 m. De qualquer forma, quem tem problema de coluna não deve se aventurar. Para quem tem saúde perfeita, não há riscos. Desde, é claro, que o equipamento de bungee-jump seja de boa qualidade e esteja em perfeito estado de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário