Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Qual é a maior temperatura que o organismo humano pode tolerar?

O ser humano pode tolerar o calor mais do que pensa.
Nas latitudes meridionais, pode suportar uma temperatura muitíssimo superior aquela que dificilmente toleraria em regiões temperadas. Na Austrália Central, a temperatura de verão chega, freqüentemente, a 46o C à sombra. Algumas vezes, chegou até a 55o C à sombra. Nas cabinas de navios que cruzam o Mar Vermelho em direção ao Golfo Pérsico, a temperatura tem-se elevado a 50o C e até mais, a despeito da contínua ventilação.
A temperatura natural mais elevada, já observada no mundo foi de 58o C, registrada na cidade de El Azizia, perto de Trípoli, na Líbia, norte da África, em 13 de setembro de 1922.
Provavelmente, você se deu conta que as temperaturas mencionadas foram registradas à sombra. Explicarei por quê. Porque o termômetro registra a temperatura real do ar apenas à sombra. Afinal de contas, se fosse exposto ao Sol, teria um aquecimento muito superior ao do ar circundante. Em resumo não tem sentido referir-se a leituras de termômetros expostos ao Sol, quando se fala em ondas de calor.
Foram planejadas experiências para determinar a temperatura máxima que o corpo humano pode tolerar.
Descobriu-se que, quando nos aquecemos gradualmente em ar seco, podemos tolerar temperaturas acima do ponto de ebulição da água (100o C), até 160o C, como o foi demonstrado pelos físicos britânicos, Blagden e Chentry, que para realizar a experiência, passaram horas a fio num forno de padaria aquecido.
A explicação está no fato de que o corpo realmente repele esta temperatura, mantendo-a próxima ao normal. Resiste ao calor, transpirando abundantemente. O suor da transpiração absorve boa parte do calor da camada de ar que envolve imediatamente o corpo, abaixando adequadamente a temperatura. Os fatos essenciais a serem observados são, no tocante do corpo não entrar em contato direto com a fonte de calor, e, no tocante ao ar, ser absolutamente seco.
É muito mais fácil permanecer numa temperatura de 37o C, num local seco, onde as chuvas são poucas e espaçadas, do que numa onda de calor de 24o C, num local úmido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário