Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por que pássaros que pousam em fios de alta tensão não são eletroculados?

Muitas pessoas ficam intrigadas ao verem um pássaro pousado em fio de alta tensão, sem ser eletrocutado. 
Este fato é possível porque quando o pássaro pousa na rede elétrica suas duas patas ficam apoiadas no mesmo fio. Nessa situação, deve-se considerar o corpo do pássaro pousado no fio como uma ramificação de um circuito elétrico, cuja resistência é tremenda comparada com a outra ramificação do circuito, ou seja, a pequeníssima distância entre as patas do pássaro. Portanto, a intensidade da corrente elétrica passando pelo seu corpo é insignificante e conseqüentemente, inofensiva.
A corrente elétrica que passa através de um organismo vivo é a única responsável pela morte de suas células. Uma vez que o organismo possui uma resistência elétrica definida, a corrente que passa através do mesmo é determinada por sua voltagem nominal.
O que faz a corrente elétrica fluir é a diferença de potencial entre dois pontos.


A história é diferente quando o pássaro toca qualquer parte do corpo em outro lugar enquanto mantém os pés no fio. Se ele encostar a asa em um poste e continuar usando a linha como poleiro, por exemplo, a diferença de potencial chega a 7.600 Volts. Isso geraria uma corrente violenta, capaz de transformar o pobre animal em uma porção bem torrada de passarinho. 
Já quando eles pousam na superfície dos transformadores eles são praticamente torrados porque provocam uma súbita diferença de potencial entre o transformador que está em contato com o poste e logo com o solo.
É justamente por esse motivo que os técnicos que fazem a manutenção da rede elétrica tomam todos os tipos de precaução enquanto trabalham - a principal delas é manter uma distância segura do poste na hora do conserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário