Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como alguém pode deitar numa cama de pregos sem se machucar?

Camas de pregos também existem em um ambiente que normalmente não tem muito a ver com circo - uma aula de Ciências, por exemplo. 
Mais do que uma demonstração de crença espiritual ou proeza física, a cama de pregos pode ser uma demonstração de princípios de pressão. 
A pressão é uma grandeza escalar e, como tal, totalmente destituída das características de  direção e sentido. 
Infelizmente ainda existem pessoas que, ao se referirem à pressão atmosférica, fazem gestos com a mão para salientarem a (falsa) idéia de que "é algo que aperta ou comprime as coisas para baixo". 
Pressão devido ao peso da atmosfera terrestre ou de qualquer outra força nada tem a ver com "para cima, para baixo, esquerda, direita" ou qualquer outra orientação. Pressão não pode ser representada por 'setas', como se vê com freqüência em figuras de células (biologia), experimentos de Física etc. 


A cama de pregos, distribui o peso da pessoa (intensidade de força) sobre a diminuta área de milhares de pregos. A pressão exercida pelos pregos sobre o corpo da pessoa é muito reduzida por efeito desse espalhamento e assim, a pessoa não sente dores ou 'espetadelas' por parte dos pregos. 
Você já deve ter ouvido que um sapato com salto alto exerce maior pressão sobre o chão do que a pata de um elefante. Este é o mesmo princípio que permite às pessoas deitarem numa cama de pregos sem que eles rasguem sua pele.
Se você pisar na ponta de um prego, seu pé vai exercer uma enorme pressão sobre ele. Como resultado, a ponta pode atravessar seu pé. Porém, uma cama de pregos tem muitas pontas juntas, assim existe uma grande superfície para o corpo cobrir. 
Centenas de pregos suportam o peso de seu corpo ao invés de apenas um único prego. Tipicamente, seu corpo não exerce grande pressão sobre qualquer um dos pregos a ponto de rasgar a pele. Você pode colocar uma segunda cama sobre você e quebrar um bloco de cimento sobre ela. A força resultante é distribuída sobre todos os pregos; logo, você não ficará ferido.
O truque é deitar e levantar da cama. Se você ficar sentado, apenas alguns pregos vão aguentar seu peso. 
A mesma coisa acontece se você apoiar seu corpo com as mãos. E se um prego for maior do que os outros, ele receberá mais pressão de seu corpo e perfurará sua pele.

3 comentários: