Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que são miragens?

Trata-se de uma ilusão de ótica. 
Um dos dos tipos mais comuns ocorre em dias de sol, quando, olhando uma estrada asfaltada ao longe, temos a sensação de que ela está molhada. Nesse caso, o que ocorre é que o ar na superfície da estrada está mais quente que o da faixa imediatamente acima. A diferença de temperatura faz com que essas camadas tenham densidades diferentes. Como esse meio de propagação não é homogêneo, a luz sofre uma curvatura que faz a camada de ar quente na superfície funcionar como um espelho, refletindo o azul do céu e dando a impressão de que o asfalto está molhado. 
Um efeito semelhante causa miragens na areia de desertos. Segundo a psicologia há miragens que são, na verdade alucinações: não dependem de fatores externos. Nesse caso, o cérebro reproduz imagens conhecidas, armazenadas na memória (como uma árvore em pleno deserto), como se estivessem sendo vistas naquele momento. Vários fatores podem desencadear o processo, desde uma doença mental ou uma grave privação física, como passar vários dias sem água.


A Foto acima, mostra dois aviões quase se chocando em pleno ar! Este é mais um caso de miragem, e as vezes até um truque fotográfico. Como já adiantamos é também pura ilusão de ótica. 
Fotografar grandes objetos, no ar e sem nenhuma referencia (como montanhas, por exemplo) podem nos pregar algumas peças. Um exemplo fácil é a Lua: quando é Lua cheia e a vemos saindo por trás de uma montanha, temos a impressão de que ela é enorme, porém, quando essa mesma Lua fica posicionada mais ao alto no céu, perdemos as montanhas que serviam de referência e ela fica bem pequenina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário