Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apertar a garrafa de plástico faz com que o refrigerante dentro dela perca menos gás?

Certas lendas e mitos populares rezam que se apertarmos uma garrafa de plástico de refrigerante antes de fechá-la novamente, e deixarmos menos espaço para o gás sair do líquido, isso fará com que o refrigerante perca menos gás.
Na verdade isso acelerará a saída do gás do liquido.
Quando você aperta a garrafa para expulsar o ar de dentro dela, está causando uma diminuição na quantidade de ar dentro da garrafa e ao fechá-la, haverá uma diferença de pressão com o mundo externo. Isso fará com que o vácuo (com relação ao mundo externo) dentro da garrafa permita que o gás carbônico do refrigerante saia mais rapidamente para complementar a diferença de pressão.
Além disso, ao fechar a garrafa com a tampa, suas paredes, que são elásticas e estão tensionadas, terão forte tendência de retornar ao formato inicial. Portanto, nesse esforço mecânico de retorno ao antigo formato, as paredes da garrafa causarão uma expansão da atmosfera interna da garrafa, provocando uma rarefação daquela atmosfera, obrigando o líquido a ceder o gás carbônico dissolvido para ocupar o espaço vazio, a fim de restituir a antiga pressão e isso criará uma pressão negativa dentro da garrafa. Assim mais gás terá de sair do liquido para preencher a garrafa.
O correto seria aumentar a pressão do ar dentro da garrafa a fim de impedir o gás carbônico de sair do líquido. Como fazer isso? Quem sabe fechar a garrafa normalmente, daí então aplicar um elástico forte em torno da garrafa para mantê-la pressionada? Isso aumentaria a pressão interna e o gás carbônico teria maior dificuldade para deixar o líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário