Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O nosso peso é alterado ao surbirmos ou descermos de um elevador?

O peso depende de duas coisas: massa e gravidade. Nenhuma das duas varia quando você entra em um elevador. Mas se você estiver subindo ou descendo em cima de uma balança ela vai acusar massas diferentes. Isso acontece porque a aceleração dentro do elevador pode compensar ou somar-se à aceleração da gravidade.
Quando o elevador acelera na descida, por inércia, o corpo do passageiro tende a continuar no alto, compensando a atração para baixo, da gravidade.
Daí, a balança acusa uma massa menor que o real. Quando o elevador está quase chegando, na freada, o corpo do passageiro tende a continuar descendo: essa aceleração somada à aceleração da gravidade e a balança, marca uma massa maior. Na subida acontece o contrário: a balança marca uma massa maior durante a aceleração do elevador e menor na freada. Quando o elevador está parado ou movendo-se numa velocidade constante, a balança marca a massa correta.

2 comentários:

  1. Muito bom seu blog! Que bom falar daquilo que gosta e que sabe! Procurei seu 'SEGUIDORES' e não achei. Coloque o gadget e me informe, virei te seguir.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Coloquei seu blog no feed particular e estarei sempre por aqui. Grande abraço...
    Ah, dessa vez achei seus seguidores...
    Abraços!

    ResponderExcluir