Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como funcionam as placas solares?

Placas solares ou painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. 
Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, já que captam a luz do Sol. Estas células são, por vezes, chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz.
As células solares contam com o efeito fotovoltaico (criação de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica correspondente num material, após a sua exposição à luz) para absorver a energia do Sol e fazem a corrente elétrica fruir entre duas camadas com cargas opostas.
Existem dois tipos de placas solares. O primeiro utiliza a luz do Sol apenas para aquecimento, geralmente de água. Essa placa consiste em uma superfície escura, que absorve a energia do Sol e a transforma em calor. 
O outro tipo de placa solar é aquele que converte a energia do Sol diretamente em eletricidade. Ela é composta de células solares, feitas de materiais semicondutores como o silício. São as chamadas células fotovoltaicas. 
Quando as partículas da luz solar (fótons) colidem com os átomos desses materiais, provocam o deslocamento dos elétrons, gerando uma corrente elétrica, usada para carregar uma bateria. Geradores elétricos como esses são cada vez mais usados em aparelhos eletrônicos e em satélites.
Fora da atmosfera terrestre, um sistema de placas solares é capaz de absorver 14% da energia solar que incide sobre elas. Cada metro quadrado de coletor fornece 170 Watts (pouco menos que três lâmpadas comuns de 60 Watts).
Atualmente, os custos associados aos painéis solares, que são muito caros, tornam esta opção ainda pouco eficiente e rentável. O aumento do custo dos combustíveis fósseis, e a experiência adquirida na produção de células solares, que tem vindo a reduzir o custo das mesmas, indica que este tipo de energia será tendencialmente mais utilizado.

2 comentários:

  1. o meu nome é: Henrique Lima Padilha,sou de alagoas moro em maceió e sou estudante de eng:mecânica e acho muito interesante o uso deste tipo de fonte de energia limpa, porém ha controversias devido o alto custo de reparo e instalação.mas é o tipo de energia que não prejudica o meio anbiente o que é uma qualidade importante e de alta significância.estou estudando este tipo de despositivo e estou facinado.

    ResponderExcluir
  2. Sou Marolino Figueiró Medina,técnico em eletrônica,consertos,análises e pesquisas.Tenho observado o baixo percentual de produção de energia das usinas fotovoltáicas p/M². Acho um absurdo a perda por área nas mesmas.Encontrei a solução em como multiplicar em "N"vezes a produção atual p/M² mas,não tenho como obter contato com empresas no ramo,visto que não tenho condições de desenvolver o projeto.

    ResponderExcluir