Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como manter um alimento aquecido por mais tempo?

As panelas, tão importantes no preparo dos alimentos, são feitas em geral de alumínio, cobre ou ferro, ou seja, de algum tipo de metal. E isso não é por acaso.
Esses materiais têm a propriedade de facilitar o aquecimento dos alimentos quando a panela é colocada sobre a chama do fogão.
Algumas panelas são feitas de alumínio, que possui coeficiente de condutibilidade maior do que o ferro, facilitando a transmissão do calor do fundo para as laterais da panela, o que permite um aquecimento mais uniforme do alimento. No entanto, é sabido que muitos cozinheiros preferem panelas de ferro grossas de ferro, ao invés de panelas de alumínio, para cozerem seus alimentos, em especial ensopados. Nesse caso a explicação tem a ver com o fato de que, como o ferro é mais denso do que o alumínio, uma panela de ferro de mesmo tamanho e volume que outra de alumínio, possui mais massa (praticamente o triplo), e mesmo considerando que o alumínio tem calor específico maior do que o ferro (quase o dobro), a capacidade térmica da panela de ferro é ainda quase 50% maior do que a da panela de alumínio. E como a capacidade térmica está relacionada com a capacidade de um corpo resistir à variação de temperatura, a panela de ferro demora mais para aquecer, mas uma vez aquecida, demora mais para esfriar do que uma panela idêntica de alumínio, mantendo portanto, os alimentos aquecidos por mais tempo.
Além do que, como o coeficiente de condutibilidade térmica do alumínio é maior do que o do ferro, o fluxo de calor é maior, fazendo com que os alimentos esfriem mais rapidamente após desligar o fogo. Podemos dizer talvez que o ideal, em se tratando deste exemplo de panelas, seria cozer um alimento na panela de alumínio, para melhor distribuir o calor durante o cozimento, e servi-lo na panela de ferro pré-aquecida, para manter o alimento aquecido por mais tempo.
Outra dica para manter os alimentos aquecidos por mais tempo, é servi-los em travessa de louça ou barro. Ou seja: a louça e o barro, ao contrário dos metais, dificultam o resfriamento dos alimentos. Na verdade, o fato de servir o alimento em cumbucas de barro, que é uma prática comum em certas cozinhas e pratos típicos, como a feijoada por exemplo, é também um costume termicamente correto, pois o barro é mau condutor de calor.



Um comentário: