Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como economizar gás de cozinha?

Sabemos que a água ferve à 100°C em um recipiente aberto ao nível do mar. Então quando estamos cozinhando qualquer alimento com água e a partir do momento em que começa a ferver continuarmos com o fogo alto estaremos apenas desperdiçando gás. O excesso de calor produzirá apenas a evaporação mais rápida da água.
Se você mantiver alta a chama do gás, depois que a água já estiver fervendo, os alimentos não cozinharão mais rápido.
É comum as pessoas manterem a chama do fogão na intensidade máxima, enquanto os alimentos cozinham, mesmo depois da água começar a ferver. Será que isso é lógico, faz acelerar o processo de cozimento?
Se você usar uma panela comum, num local ao nível do mar, a água entrará em ebulição a 100 ºC. Além disso, enquanto a água ferve, até vaporizar completamente, a temperatura mantém-se constante. Ou seja, durante todo o processo de cozimento, a temperatura permanece em 100 ºC.
Logo, não faz diferença para o tempo de cozimento se você diminuir a intensidade da chama (pôr o fogo baixo). Os alimentos levarão o mesmo tempo para cozinhar. Manter o fogo “alto” neste caso é puro desperdício de gás. Ao menos que a intenção seja que a água vaporize mais rapidamente, pois quanto maior a intensidade da chama, maior o calor transmitido para a panela (a água “secará” mais rápido).
Outra forma de economizar gás é usando protetor de alumínio para forrar o fogão, aquelas folhas de alumínio próprias para revestir os espaços ao redor das bocas do fogão. Boa parte do calor da chama é transmitido para o ambiente através do processo de irradiação, que nada mais é do que ondas eletromagnéticas de infravermelho. A chama emite energia radiante (calor) em todas as direções, inclusive para a superfície metálica do fogão, aquecendo-o. O papel alumínio, por ter um índice de reflexão alto, faz o calor ser refletido de volta, em parte, em direção à panela. Isto faz concentrar o calor onde realmente interessa. Mas isto só é útil enquanto a água ainda não começou a ferver, pois daí em diante a quantidade de calor recebida pela panela não vai influenciar no tempo do cozimento dos alimentos.

2 comentários: