Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como nos mantermos aquecidos no inverno?

No inverno, quando a temperatura ambiente é baixa, usamos agasalhos para dificultar a transferência de energia de nosso corpo (temperatura mais alta) para o ambiente (temperatura mais baixa). O ar que fica entre as malhas do tecido tem alguma importância neste processo?
Intuitivamente, todos sabem que em dias de muito frio nos mantemos aquecidos usando blusas ou cobertas de lã. Mas por que a lã nos mantém aquecidos?
A lã é constituída, além de suas fibras, de ar entre elas e é justamente por causa desse ar existente entre as fibras da lã, que ela é um dos melhores isolantes térmicos que existem, pois é má condutora de calor, e reduz o fluxo de calor do nosso corpo para o meio externo.
Na verdade a sensação de ficarmos aquecidos não é porque a blusa ou o cobertor tenham fornecido calor ao nosso corpo, mas porque o nosso corpo não está cedendo rapidamente calor ao meio. Dessa forma, é incorreto dizer que a blusa de lã ou o cobertor são aquecedores, na verdade, o correto é dizer que são isolantes térmicos.
O animais de pêlo (e as aves), por exemplo, arrepiam seus pêlos (ou penas) quando estão com frio, a fim de aumentar a espessura de ar entre sua pele e o meio externo, já que o ar seco parado, por ser mau condutor de calor, dificulta a transmissão do calor de seus corpos para o meio ambiente.
Então, se retirarmos o ar que fica retido entre a lã de um agasalho, ele perderá parte de sua capacidade de isolamento.

Um comentário: