Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A dilatação térmica no dia-a-dia

Quando ocorre um impedimento à livre dilatação ou contração de um corpo, surgem forças internas de tensão que podem levar o corpo a se romper ou a se deformar. Por isso, há muitas situações do cotidiano em que a dilatação ou contração térmica é “facilitada” para evitar problemas desse tipo. Eis algumas dessas situações:
* nas ferrovias, as barras de trilho devem ser assentadas com um espaço entre elas, para permitir a livre dilatação quando a temperatura varia. Se isso não fosse feito, os trilhos poderiam se entortar devido à tensão a que ficariam submetidos.
* nas pontes, viadutos e grandes construções, empregam-se as chamadas juntas de dilatação. Elas evitam que variações das dimensões devidas a mudança de temperatura venham a danificar a estrutura do concreto.
* nos calçamentos, separam-se as placas de cimento por ripas de madeira ou varas de plástico, que “absorvem” eventuais dilatações das placas, impedindo que elas se rachem.
* em canalizações muito longas, colocam-se de trechos em trechos canos formando curvas (cotovelos), para permitir que ocorra a dilatação ou contração térmica sem que haja danos.

3 comentários: