Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por que a Lua não cai na Terra?

Todos os objetos se atraem gravitacionalmente e a força com que a Terra atrai a Lua é a mesma com que a Lua atrai a Terra.
A Lua gira em volta da Terra, e sua trajetória, isto é, o caminho que ela percorre pode ser considerado circular.
Para existir um movimento circular, é preciso que a força resultante aponte para o centro da circunferência, isto é, uma força centrípeta.
Então a Lua tem aceleração centrípeta, que muda a direção do movimento, isto é, a direção da velocidade, mas não muda o seu valor.
Dizemos que a Lua está em órbita ao redor da Terra e aí permanece. Para colocar um objeto em órbita ao redor da Terra, como fazemos com os satélites artificiais, devemos lançá-lo com uma certa velocidade mínima, chamada de “velocidade de escape”. 
Só quando o objeto é lançado com velocidade maior ou igual à velocidade de escape ele pode “entrar em órbita” ao redor da Terra. A Lua tem uma velocidade maior do que a de escape. Além disso, a distância que ela percorre é bem grande, chegando a ser maior que toda a circunferência da terra! Ou seja, ela está caindo eternamente sobre a Terra mas, ao mesmo tempo em que cai, ela anda para o lado. Por isso nunca atinge a superfície da Terra. Observe a figura abaixo.

11 comentários:

  1. Professora e a tal da força centrífuga? Que relação tem essa força com o movimento da terra e da lua? Há muito tempo uma professora falou que a lua não caia porque o movimento que a ela descrevia ao redor da terra gerava uma força chamada centrífuga, esta tende afastar a lua da terra, o que tem de verdade nisso? Uma vez levando em conta o que ela me disse, pensei: ''se eu amarrasse um elástico em uma pedra e girasse sem parar, a pedra nuca voltaria em direção à minha mão, mas a partir do momento em que eu parasse de girar o elástico com a pedra, ela voltaria em minha mão. Devido a isso, achei que a mesma força que afastava a pedra de minha mão era a força que afastava a lua da terra, pois um elástico de algum modo tem uma força de atração se você amarra um pesso em sua extremidade e girar bem forte, o elástico vai se esticar e a pedra vai se afastar do centro, no caso minha mão, mas quando parar, ela voltará em minha direção, como se estiovesse caindo sobre mim, pois o elástico vai se contrair. Professora responda minha pergunta por favor, pois gosto muito de ler sobre física e química e certas dúvidas me tira meu sono, desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  2. isso não me ensinou nada porque continuo não entendendo
    por que a lua não cai na terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem! A Lua gira com muita velocidade ao redor da Terra. Igual a outros planetas, a Terra possui uma força de atração muito conhecida como gravidade. Essa gravidade atrai qualquer objeto em direção à Terra agindo como um imã. Então a Lua por sua vez, tem uma velocidade tão alta que poderia dá uma volta em torno do Sol, muito mais rápida que a Terra. Mas... a gravidade da Terra atrai a Lua e não deixa ela "escapar" para qualquer outro lugar do universo. Então a Lua não cai na Terra por causa da força da gravidade da Terra e da alta velocidade da Lua.

      Excluir
  3. muito bom legal este texto

    ResponderExcluir
  4. Lei da inercia gente, um corpo em movimento tende a permanecer em movimento a menos q uma força venha a agir sobre ele. Como a lua esta em movimento em torno da terra ela tende a permanecer assim pra sempre a menos q uma força venha a agir sobre ela, o q provavelmente é impossível.

    ResponderExcluir