Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por que o ímã só atrai objetos de ferro?

Os ímãs atraem objetos de ferro, devido sua propriedade: o magnetismo. 
Agora vamos entender o que é o magnetismo. 
Todos os materiais são formados por átomos. Átomos são formados por um núcleo e os elétrons que giram ao redor do mesmo. Este giro, ou melhor dizendo, movimento que os elétrons fazem ao redor do núcleo, produz uma corrente elétrica, pois elétrons são nada mais, nada menos que cargas elétricas diminutas. E cargas elétricas diminutas em movimento, produzem um campo magnético diminuto (Lei de Ampére).
Podemos então, de uma forma simples, definir que cada elétron é um pequeno ímã.
Mas toda matéria é formada de átomos, então porque outros objetos, ou menos nós, seres humanos, não somos magnéticos? 
Acontece que quando os movimentos dos elétrons estão desordenados, um movimento “compensa”, ou “anula” o outro e então não há magnetismo, o que acontece na maioria dos materiais. 
Já nos ímãs, ambos giram na mesma direção e isso gera um campo magnético mais intenso para a mesma direção, o suficiente para atrair outros objetos, sendo estes classificados como ferromagnéticos.
Campo magnético de um ímã
O ferro tem a mesma tendência de os átomos mais próximos uns dos outros girarem no mesmo sentido, criando também minúsculos campos magnéticos. Se ele estiver próximo de um ímã, os movimentos de rotação desses átomos passam a se direcionar no sentido do ímã (devido ao campo magnético deste) - e, dessa forma, o ferro é atraído. 
O mais curioso é que, se o campo magnético do ímã for bastante intenso, a orientação dos átomos do ferro permanecerá ordenada mesmo depois que o ímã for retirado. Assim, o próprio ferro passa a ter um campo magnético capaz de atrair outros objetos ferrosos.

Um comentário:

  1. estou estudando sobre eletromagnetismo e estou gostando muito da materia com essas informaçoes me informo ainda mais sobre o eletromagnetismo

    ResponderExcluir