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Por que os pneus dos aviões são enchidos com nitrogênio?

Você achava que os pneus de aviões eram enchidos com ar como os de automóveis? Pois saiba que não, porque senão bum! O nitrogênio ajuda a evitar explosões. 
Quando o avião toca o chão, os freios são acionados para fazer a imensa máquina parar e os pneus esquentam muito. Chegam a 80o C. Com o calor, a superfície interna libera gases que, em contato com o oxigênio, poderiam explodir. O ar comprimido, rico em oxigênio, portanto é descartado.
Como era preciso escolher uma substância que não reagisse com os gases liberados, escolheu-se o nitrogênio, que é abundante na natureza.
Outra vantagem é que esse gás praticamente não se expande nem se contrai com as mudanças de temperatura que, nos pneus de grandes aviões, vão de menos 50o C (altitude de cruzeiro) a 80o C (pouso). Evita-se assim uma variação extrema de pressão. O uso de nitrogênio em pneus aeronáuticos é obrigatório no mundo todo desde 1967 para os pneus traseiros (que têm sistema de freio).

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