Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por que sentimos um piso de ladrilho mais frio do que um de madeira ou borracha, apesar de ambos estarem à mesma temperatura ambiente?

Ao tocarmos um piso de madeira ou de borracha, temos a sensação de que este é mais quente que o piso de ladrilho. O pé e o ladrilho trocam calor muito mais rapidamente do que o pé e a madeira ou borracha. A madeira ou borracha é um mau condutor de calor. Os maus condutores de calor são chamados de isolantes térmicos.
As diferentes condutibilidades térmicas das substâncias também permitem explicar por que pode-se ter sensações diferentes ao se ter contato com corpos que estejam na mesma temperatura. Por exemplo, quando se anda descalço na sala, onde o piso é de madeira ou borracha, para a cozinha, onde o piso é cerâmico, a sensação é que o piso cerâmico está mais frio, mesmo que a temperatura dos dois pisos seja a mesma.
A explicação é que o coeficiente de condutibilidade da madeira e borracha é bem menor, o que dificulta a troca de calor entre os pés e o piso. A sensação térmica quando o calor flui mais rapidamente dos pés para o piso cerâmico é de frio, se comparada com a sensação térmica dos pés em contato com o piso de madeira ou borracha.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Então, por favor, explique porque após chuvas, quando a temperatura se eleva consideravelmente, esses chamados "pisos frios" ficam completamente umedecidos, molhados, causando grandes transtornos, principalmente para as donas de casa. (Já observei que nestes dias, se você mantém a casa fechada, ou seja, nao abrindo as janelas e etc, estes "pisos frios" nao ficam em situação tão alarmantes de umidade. Seria, portanto, esta umidade aparente, causada pelo choque do ar interno da casa com o ar externo (úmido) que adentra o ambiente?
    Como seria possível evitar essa umidade aparente, principalmente nos dias de inverno chuvoso, que logo cessam as chuvas faz um dia de verão?
    Grato,
    sandro.lima61@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Explicação utilizando linguagem simples e de fácil entendimento. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Explicação utilizando linguagem simples e de fácil entendimento. Parabéns!

    ResponderExcluir