Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quais são as velocidades da Terra?

O movimento de rotação da Terra é o movimento que o nosso planeta faz ao girar em torno de seu próprio eixo, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
A velocidade de rotação da Terra, na linha do equador é de 1.674 km/h ou 465 m/s (465 metros por segundo), diminuindo, quanto mais se aproxima dos pólos.
A velocidade com que a Terra gira ao redor do Sol (translação) é cerca de 107.000 km/h ou 29,8 km/s (29,8 quilometros por segundo).
Existe ainda outro movimento que a Terra realiza junto com todo o sistema solar, que gira a cerca de um milhão de km/h em relação ao centro da galáxia. Mas esses movimentos não são percebidos. 
Quando a velocidade é constante (não há aceleração ou desaceleração), como nos três casos, só é possível perceber o movimento se olharmos um referencial externo que está parado ou se movimentando com velocidade diferente. É o que acontece quando observamos as estrelas por exemplo. Só que como elas estão muito distantes, não se tem noção da velocidade em que a Terra está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário