Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por que as bolas de golfe têm cavidades?

Originalmente, as bolas de golfe eram lisas, mas os jogadores perceberam que as bolas mais velhas, que tinham cortes, inchaços e talhas pareciam ir mais longe.
Em algum momento, um especialista em aerodinâmica deve ter observado este fato e percebeu que os cortes estavam agindo como "turbuladores", eles induziam a turbulência na camada de ar próxima à bola. Em algumas situações, uma camada de fronteira turbulenta reduz a resistência do ar.
A bola de golfe é cheia de pequenos buracos porque os sulcos, ou alvéolos, diminuem a resistência do ar. Assim, ela consegue atingir uma distância quase duas vezes maior do que uma bola lisa do mesmo tamanho, feita com material idêntico.


Quando uma esfera lisa ou perfurada é lançada, seu deslocamento provoca a formação de várias correntes de ar, que, por atrito, dificultam a movimentação para frente. No caso da bola de golfe, cada um dos cerca de 330 alvéolos criam uma pequena turbulência. São minicorrentes de ar que se somam e acabam empurrando a corrente principal, a maior e a que mais espalha, para trás.
Assim, a resistência do ar, que tende a frear a bola, passa a ser menor. A bola pode, então, se deslocar por uma longa distância.

Um comentário:

  1. Oie tudo bem ?
    pode deixar querida eu sigo sim!
    abraços fica com Deus'

    ResponderExcluir