Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como provocar chuva artificialmente?

Existem dois tipos de nuvens: frias, cuja maioria tem temperatura abaixo de 0o C e quentes, quase todas acima de 10o C. Por isso, recebem tipos diferentes de bombardeamento. 
As quentes são bombardeadas por aviões com uma solução bastante concentrada de água e cloreto de sódio, o sal de cozinha. É que ele tem propriedades higroscópicas, isto é, atrai água. Por isso, aglutina várias gotículas que, com o peso, caem em forma de chuva. 
Já as nuvens frias são bombardeadas por aviões com iodeto de prata. Quando essa substância toca as poucas gotículas de água existentes, elas viram gelo. Esse rápido congelamento libera calor. Com o aquecimento, o ar quente sobe, causando uma corrente de vento, de baixo para cima, que suga mais ar para a nuvem. A umidade presente nesse novo ar condensa-se, aumentando cada vez mais a nuvem e provocando fortes chuvas.

Um comentário:

  1. Passei, vi, li e gostei muito do seu blog. Parabéns! Fico no aguardo da sua visita em meu blog e se gostar; Por favor vota para o PRÊMIO TOP BLOG 2012, Acesse o blog e clique em um dos selos
    TOP 100 Que já abre o link para votar nesse blog: http://inkdesignerstampas.blogspot.com

    ResponderExcluir