Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como surgiram as unidades de medida: milhas náutica e terrestre?

A origem de uma milha terrestre, sistema de medida ainda em uso na Inglaterra e Estados Unidos, teve como base o mille passus, uma unidade de comprimento utilizada pelo exército romano que correspondia a 1.000 passos dados por um centurião, comandante de uma das milícias. Os passos do centurião tomados como base eram duplos, mais largos que o normal, e a medida encontrada foi o eqüivalente a 63.360 polegadas ou 1.609,344 metros.
Já a milha náutica ou marítima é estabelecida de forma científica. A Terra possui um formato arredondado e por isso qualquer linha a contorná-la terá 360o. A linha do Equador mede aproximadamente 40.000 quilômetros. Dividiu-se então esse perímetro por 360o, e depois por 60, pois um grau corresponde a 60 segundos. O valor encontrado é uma milha marítima, ou   1.853,25 metros. Por convenção nacional esse valor é arredondado para 1.852 metros.

3 comentários:

  1. Obrigado por sua preciosa informação, que sempre é bom relembrar, já que possuo a carta para Navegar com embarcação até 6 metros em águas interiores, ou seja"Arrais Amador" até 2014", valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  2. quero saber sobre polegadas pes palmos hidras cubitos milhas alquiere e leguas

    ResponderExcluir
  3. ta mais como surgiu a milha maritima

    ResponderExcluir