Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por que a maior velocidade que existe é a da luz?

Nenhum objeto consegue ultrapassar 1,08 bilhões de km/h - a velocidade da luz no vácuo - porque todos os corpos ganham massa conforme sua velocidade aumenta. 
À primeira vista, essa idéia parece absurda: como é possível ficarmos mais pesados à medida que nos movimentamos mais rápido? A verdade é que esse efeito só é perceptível quando a velocidade é muito alta. Imagine que você pudesse correr a 1,07 bilhões de km/h, o equivalente a 99,9% da velocidade da luz. A essa velocidade estonteante, sua massa cresceria espantosamente: um corpo de 80 Kg, por exemplo, passaria a ter quase duas toneladas! Isso acontece porque energia e massa estão intimamente ligadas.


De acordo com a fórmula do físico Albert Einstein, E = MC2 (onde "E" representa a energia, "M", a massa e C2 a velocidade da luz no vácuo). 
Se a energia de alguma coisa aumenta, sua massa vai crescer também. O segredo é que, quando um objeto aumenta de velocidade, isso significa justamente que ele ganhou mais energia. Uma das conseqüências é que a massa também aumenta e torna-se cada vez mais difícil acelerar o corpo. Se algum objeto pudesse chegar à velocidade da luz, sua massa seria infinita.
Nessa situação, seria necessária uma força igualmente infinita para acelerar nosso objeto - mas nem o Universo inteiro tem tanta energia. A luz, claro, só alcança sua estonteante velocidade porque não tem massa. Entretanto, para todos os outros objetos do mundo, a massa nunca deixará a velocidade superar esse valor.

Um comentário:

  1. Gostei amiga...sou divulgadora científica, fui parceira do geneticista Crodowaldo Pavan até sua morte, eu a jornalista,ele o cientista e mestre.Vc divulga bem...volto aqui...abraços...

    ResponderExcluir